15.10.09

Crianças plantam flores contra a pobreza

in Jornal de Notícias

As crianças do concelho de Santa Maria da Feira estão a "plantar" flores junto à Casa dos Moinhos, perto das piscinas municipais.

A actividade que contam com a participação de cerca de 1600 alunos das escolas primárias do concelho começou anteontem. Hoje e amanhã, às 9.30 e às 14 horas, os alunos vão mostrar as suas flores elaboradas manualmente, cada uma com oito pétalas plastificadas e um caule em madeira.

Após "plantarem" as suas flores, as crianças vão poder assistir a uma sessão ide esclarecimento sobre a "Pobreza no Mundo", apresentada no Orfeão da Feira, pelos Leigos da Boa Nova.

"Vamos plantar a mudança" é o nome da iniciativa da associação Rosto Solidário, em parceria com autarquia , a Fundação Evangelização e Culturas e a Fundação Gonçalo da Silveira.

As crianças escreveram, em cada uma das pétalas, uma acção para atingir um dos oito objectivos do Desenvolvimento do Milénio, que visam combater a probreza e o desenvolvimento sustentável. Estes foram desenvolvidos pela ONU, no ano 2000, durante a Cimeira do Milénio.

Entre os objectivos constam a erradicação da pobreza, conseguir o ensino primário universal, reduzir a mortalidade infantil, resuzir a taxa de mortalidade materna. Esta iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que termina as comemorações depois de amanhã.