19.10.09

Marcha contra a Pobreza ultrapassou as expectativas

in Jornal Público

Quase duas toneladas de alimentos foram recolhidas na noite de sábado em Santa Maria da Feira, no âmbito da Marcha Branca contra a Pobreza, que contou com cerca de 2500 participantes. Junto à Casa do Moinho, essas pessoas começavam por dirigir-se com sacos de compras aos contentores onde Hugo Cruz, ligado à Rede Social do concelho, recolhia as doações sem esconder a satisfação: "Já ultrapassámos a tonelada de alimentos que tínhamos como objectivo e chegamos quase às duas toneladas. Têm-nos trazido sobretudo arroz e leite, mas também papas de bebé e fraldas, óleo alimentar e açúcar, e até uns 20 quilos de batatas caseiras".

Esses produtos irão agora ser distribuídos por cerca de 200 famílias das 31 freguesias do município e deverão ser suficientes para atender às situações mais graves até Dezembro. Para Hugo Cruz, esses dois meses de ajuda representam "um grande alívio, porque o desemprego tem tido um impacte muito grande na Feira e há gente que, se já antes tinha o dinheiro todo contado, agora, sem salário, está numa situação muito pior".

Muitos dos participantes compraram os produtos que depois ofereceram no bazar da Rede Social. A loja que agora está a funcionar na Casa do Moinho é, aliás, "um achado" no âmbito das comemorações locais do Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. Reúne produtos fabricados ou angariados por 21 das 40 instituições que integram a Rede Social da Feira e sábado facturou sobretudo com artigos para criança, compotas, terços e velas.

A maior procura foi, contudo, a registada pelos Lenços Brancos contra a Pobreza, estampados com desenhos e mensagens de oito personalidades portuguesas, entre as quais Joana Vasconcelos, António Victorino d"Almeida, Zé Pedro (dos Xutos e Pontapés ) e o bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo. A meio da noite já se tinham vendido cerca de 500 lenços, exibidos pouco depois na indumentária dos caminhantes. Lusa