4.12.09

Agricultura recebe apoio de 25 milhões

in Jornal de Notícias

O Governo prevê em 2010 o reforço de 25 milhões de euros para as agro-indústrias e uma nova linha de crédito para a agricultura e pecuária de 50 milhões de euros, segundo afirmou ontem, quinta-feira, o ministro António Serrano.

"Estamos a trabalhar na concretização de algumas medidas de carácter excepcional para apoiar a campanha de 2010 neste contexto de crise, tais como a alteração da actual linha de crédito disponível para os agricultores sendo que uma delas permite um aumento de reforço para as agro-indústrias de 25 milhões de euros", disse o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas.

António Serrano mencionou ainda a criação de "uma nova linha de crédito para a agricultura e pecuária de 50 milhões de euros bonificada numa taxa média de 85% de bonificação de juros com um período de carência de dois anos e quatro anos de amortização".

António Serrano fez um ponto de situação do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) dando conta que "em termos de execução financeira, é neste momento um total de 13,7%, o que representa pouco mais de 611 milhões de euros pagos de facto aos agricultores correspondentes a 180 milhões de candidaturas aprovadas e contratadas em 2009".

"Neste mês de trabalho, já conseguimos pagar 27 milhões de euros do PRODER que é um ritmo diferente daquilo que foi feito nos últimos anos nesta matéria", salientou o governante.

Lembrou ainda que, à semelhança do que havia sido prometido pelo Governo no âmbito da reformulação da estrutura técnica do PRODER, "entrou em funções a 1 de Dezembro uma nova equipa reforçada com mais 20 técnicos separada do gabinete de planeamento".