11.12.09

Estratégia perde nome de Lisboa

por A.C., in Diário de Notícias

É preciso "olhar em frente", além da Estratégia de Lisboa para o Crescimento e Emprego, lê-se no projecto de conclusões do Conselho Europeu que termina hoje. A estratégia baptizada com o nome da capital portuguesa durante a Presidência Portuguesa em 2000 vai transformar-se em Agenda 2020, com o foco na complementaridade entre o crescimento, emprego e a coesão social.

Numa altura em que os líderes assumem que "persistem incertezas e fragilidades, esperando-se que a situação social e do emprego se venha a deteriorar ainda mais em 2010", o Conselho Europeu pede à Comissão Europeia (CE) que prepare um plano a ser discutido na Cimeira da Primavera, em Março, sob a presidência espanhola da União Europeia.

A ideia, explica ainda o documento que os chefes de Estado e de Governo deverão concluir hoje, é "garantir a sustentabilidade das finanças públicas" ao mesmo tempo que o "bem-estar social" e o "reforço do mercado interno". "Atendendo ao impacto económico e social da crise, bem como aos desafios colocados pelo envelhecimento da população e pelas alterações climáticas, é mais do que nunca necessária uma nova abordagem", justificam as conclusões, ainda provisórias, da reunião de alto nível dos 27. A CE prevê para 2010 níveis históricos de desemprego em toda a UE, acima dos 10%. A intenção dos líderes é pôr este comboio em marcha tão rápido quanto possível.