15.12.09

Marcha pela erradicação da pobreza e exclusão social

Lucília Oliveira, in Fátima Missionária

Porque a pobreza é uma violação dos direitos fundamentais, a marcha pelas ruas de Lisboa quer sensibilizar os portugueses para esta realidade


A concentração está marcada para as 19h30 na Praça Luís de Camões. Todos são desafiados a fazer parte desta marcha levando uma vela. A iniciativa é de conjunto de associações de solidariedade social que pretende, desta forma, divulgar o Ano europeu de combate à pobreza e exclusão social, 2010.

São ainda objectivos «clarificar que não há democracia possível sem uma justa distribuição da riqueza e de políticas adequadas à inclusão social» e alertar par a necessidade de avaliar as estratégias políticas adoptadas. As associações, entre as quais a Comissão Nacional Justiça e Paz, pretendem relembrar a sociedade portuguesa que a indiferença generalizada é um impedimento grave para a solução do problema da pobreza. Esta marcha quer «mobilizar a população para o facto de a pobreza ser uma violação e negação dos direitos fundamentais».

Depois do desfile até à Praça do Trocadero, ali decorrerá um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da fome e exclusão social e o compromisso público dos presentes pela erradicação da pobreza e exclusão social. O evento terminará na «Tenda do pão de todos», no Martim Moniz.