28.1.10

Análise. Portugueses mais confiantes na União Europeia

por Marta Cerqueira, in iInformação

Apesar de os portugueses continuarem descontentes com as políticas sociais em Portugal, a confiança na União Europeia aumentou. De acordo com os dados revelados pelo Eurobarómetro realizado no Outono de 2009, 53% dos portugueses têm uma imagem positiva da União Europeia. Ainda sobre o mesmo tema, a proporção de inquiridos que perspectivam favoravelmente o futuro da União Europeia aumentou 10% nos últimos seis meses, estabilizando agora nos 60% - valor ainda inferior à média dos 27 estados-membros (66%).

A opinião pública portuguesa continua a apresentar-se como uma das mais pessimistas da União Europeia. Aumentou de 69% para 85% o número de pessoas que avaliam negativamente o emprego em Portugal. Segundo dados divulgados durante os discursos oficiais do Ano Europeu de 2010, um em cada seis europeus vive abaixo do limiar da pobreza. Durão Barroso defende que a "principal meta é a criação de emprego" e que a luta contra a pobreza "é uma parte integrante da estratégia para sair da crise".

Os assuntos de natureza económica continuam a ser aqueles que mais preocupam os portugueses, com os níveis de desemprego a encabeçar a lista (57%), seguidos da situação económica e da inflação. A maioria dos portugueses (53%) considera que os piores efeitos da crise no mercado de trabalho ainda estão para vir, aproximando-se assim do negativismo dos restantes estados-membros. Como actor mais eficaz para lidar com as repercussões da crise financeira, apenas 17% dos portugueses apontam o governo, enquanto 30% pensam na União Europeia como motor para a resolução deste problema.

Contudo, apesar do pessimismo generalizado em relação aos assuntos económicos, a maioria dos portugueses (53%) declara-se satisfeita com a vida em geral, mantendo a tendência positiva registada no anterior inquérito.