22.1.10

Ministra desafia UE a criar instrumentos de combate à pobreza

in TVI

18% da população está em risco de pobreza no nosso país

Efectue o ping do seu blogue no Twingly para nós o encontrarmos.A ministra do Trabalho desafiou esta quinta-feira a União Europeia (UE) a criar novos instrumentos de combate à pobreza e garantiu a participação e o empenho de Portugal, país onde o risco de pobreza atinge quase duas em cada dez pessoas.

Discursando na conferência de abertura do Ano Europeu da Luta contra a Pobreza e Exclusão Social, em Madrid, a ministra Helena André afirmou que esta é uma das prioridades do Governo português e, em particular, do seu Ministério.

A responsável pela pasta do Trabalho e da Solidariedade Social afirmou que em Portugal 18% da população está em risco de pobreza, uma percentagem «claramente elevada» mas que está «próxima da média da União Europeia», em grande parte devido à crise económica.

«A UE deve assumir a grande responsabilidade de fazer deste Ano Europeu um mote para desenhar novos instrumentos de combate na luta contra a pobreza e a exclusão social numa Europa» onde se vive um cenário de crise económica e de desemprego, desafiou Helena André.

Pela parte de Portugal, garantiu que o país assume as suas responsabilidades no projecto colectivo e que «está firmemente empenhado» na recuperação da crise através de medidas políticas centradas no emprego e na protecção social.