27.1.10

Comerciantes com expectativas optimistas

Isabel Teixeira da Mota, in Jornal de Notícias

O número de comerciantes que prevê manter os postos de trabalhos dos seus funcionários em 2010 aumentou ligeiramente em relação a Abril, aponta o barómetro de Novembro da União das Associações de Comerciantes da região de Lisboa, apresentado ontem, terça-feira.

Em Abril, 77% dos inquiridos previam estabilidade nos postos de trabalho em 2010. Em Novembro, já eram 81% os que esperavam manter os postos de trabalho este ano, e 2% previam um aumento.

"O que é mais significativo em relação ao inquérito anterior é o facto de haver um maior optimismo", comentou ao JN o presidente da associação, Vasco de Mello. Mas nem por isso o pessimismo desapareceu. Dois terços dos inquiridos apontaram uma diminuição da sua actividade comercial relativamente a Agosto de 2008 - 69% afirmam que as vendas baixaram, e destes, quase 70% referem que baixaram mais de 10%. "As coisas não foram nada fáceis em 2009 e há uma certa apreensão em relação a 2010", destacou Vasco de Mello.

Ainda assim, 61% esperam manter ou subir as vendas em 2010, tudo dependendo do aumento do consumo no primeiro semestre, da manutenção do nível de emprego na economia e da manutenção das taxas de juro.

"O que eu esperava no Orçamento do Estado era alguma medida relativamente ao pagamento especial por conta. Iria aliviar muito a tesouraria das empresas", defendeu Vasco Mello.

A União das Associações de Comércio e Serviços realizou o inquérito a 3250 membros, obtendo 448 respostas, na maior parte (dois terços) retalhistas ligados ao vestuário e calçado. Os associados da UACS são principalmente pequenas empresas.