28.1.10

Centenas de milhares de haitianos ainda precisam de comida

in Jornal de Notícias

A ONU reconheceu hoje, quinta-feira, que centenas de milhares de pessoas necessitam de comida e de abrigo no Haiti, ao mesmo tempo que foram detectados os primeiros doentes com tétano e casos suspeitos de sarampo.

Na próxima semana será iniciada uma campanha de vacinação.

"Os mantimentos são distribuídos em todas as zonas afectadas, mas as necessidades são maiores que a resposta", segundo o último relatório sobre a situação no Haiti divulgado pelo gabinete de ajuda humanitária da ONU.

São necessários fogões para se poder iniciar a distribuição de alimentos que precisam de ser cozinhados, como arroz e feijão, assinala a organização.

Face aos casos de tétano e sarampo detectados, começará na próxima semana uma campanha de vacinação que inclui as duas doenças e ainda a difteria.

Um grupo de avaliação da ONU no Haiti indica que existe um sentimento de frustração por parte da população dado que a ajuda não chega aos mais necessitados, o que pode ocorrer por certas organizações distribuírem assistência sem coordenação com as autoridades locais, que conhecem melhor a situação, refere o relatório.

A ONU indicou ainda que 7.500 pessoas foram contratadas para a remoção dos escombros e limpeza das ruas, no âmbito de um programa que envolve o pagamento em dinheiro e alimentos, uma iniciativa que visa ajudar as famílias e contribuir para a economia local.

Este programa começou com o pagamento de 3 dólares por dia e com uma refeição, o que perfaz 5 dólares.

Numa segunda fase serão contratados haitianos para as tarefas de reconstrução.