27.1.10

Reunião de Davos vai discutir crise haitiana

in Diário de Notícias

Até à próxima terça-feira, 30 Chefes de Estado e de Governo, 60 ministros e mais de dois mil nomes da finança e da política vão discutir em Davos, na Suíça, a conjuntura económica mundial e as consequências do sismo de 12 de Janeiro no Haiti .

A reunião, que principia hoje sob um forte dispositivo de segurança, que mobiliza mais de quatro mil soldados e polícias suíços, reforçados com cerca de mil efectivos da vizinha Áustria, deverá debater o pedido, feito insistentemente por certos sectores, do perdão total e incondicional da dívida haitiana.

Uma série de instituições financeiras internacionais perdoou a maior parte da dívida haitiana em Junho de 2009, mas o Governo de Port-au-Prince deve ainda cerca de 650 milhões de dólares, mais um serviço da dívida estimado em 50 milhões de dólares por ano.

O discurso inaugural será proferido pelo Presidente Nicolas Sarkozy, cujo país tem laços históricos com o Haiti e que tem defendido, desde 12 de Janeiro, uma actuação concertada a nível internacional para a reconstrução.

Uma das iniciativas a ser debatida em Davos é a proposta canadiana de criação de mecanismos em prol da "saúde maternal e infantil nas regiões mais pobres do mundo", anunciou ontem o primeiro-ministro Stephen Harper. Perdem-se "demasiadas vidas naquelas regiões por falta de soluções, por vezes muito simples", referiu Harper.

O Canadá recebe em Junho as cimeiras do G8 e do G20.