30.1.10

Em entrevista à Rádio Renascença - António Barreto defende entrega do ensino básico e secundário ao poder local

in Público On-line

O sociólogo António Barreto defendeu hoje que o ensino básico e secundário deviam ser entregues à responsabilidade das autarquias.

Barreto defende um papel do ministro da Educação mais concentrado na pedagogia (Nuno Ferreira Santos)

Em declarações ao programa Res Publica, da Rádio renascença, conduzido por Francisco Sarsfield Cabral, António Barreto defendeu ainda que o Ministério da educação devia preocupar-se apenas com “um ou dois princípios essenciais”.

“O ensino básico e secundário devia ser entregue às câmaras e às comunidades locais. Devia sair do Ministério da Educação, que se ocuparia apenas de um ou dois princípios essenciais, que é, por exemplo, a organização do currículo nacional e depois da fiscalização e a inspecção”, defendeu.

Para Barreto, esta medida teria como objectivo aliviar o ministro da Educação de um papel que, no seu entender, é hoje “uma espécie de director de serviço de pessoal do Estado português”, aludindo ao tempo perdido com negociações sindicais, o que, no entender do sociólogo, prejudicam a intervenção que era esperada na área da pedagogia.

“ Toda a recente movimentação dos professores teve um efeito negativo no prestígio da escola pública”, considerou Barreto.