29.1.10

AR: CDS-PP junta patrões e sindicatos em jornadas dedicadas à economia e pobreza

in Lusa

O CDS-PP vai pôr frente-a-frente representantes de patrões e sindicatos numas jornadas dedicadas à economia e pobreza, que decorrem na próxima semana em Braga e das quais sairão iniciativas legislativas naquelas áreas.

O recém-eleito presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, António Saraiva, e o secretário-geral da UGT, João Proença, vão discutir as "respostas ao crescimento e emprego", no primeiro dia do programa oficial das jornadas, terça-feira.

Em declarações à Agência Lusa, o líder parlamentar do CDS-PP, Pedro Mota Soares, sublinhou que "o país vive não apenas uma crise económica, mas também uma crise social" numa conjuntura em que se prevê o aumento do desemprego em 2010, situado em 2009 nos 9,6 por cento.

Antes do debate CIP/UGT, no Hotel Guimarães, haverá um painel com o tema "a importância do sector social no combate à pobreza", com o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, e o padre Jardim Moreira, presidente da rede europeia anti-pobreza.

A abertura das jornadas, a cargo do líder parlamentar democrata-cristão e do eurodeputado Nuno Melo, presidente da distrital do CDS-PP de Braga, está prevista para o mesmo dia, ao início da tarde.

Entre os convidados e seguindo um formato que reúne temas diversos e personalidades de vários quadrantes, inclui-se o jornalista Mário Crespo, que fará o balanço de um ano de mandato do presidente norte-americano, Barack Obama.

Ao jantar, e em ano de centenário da República, as jornadas contarão com a participação do historiador Rui Ramos, que falará sobre a "Memória da 1ª República".

Uma semana depois da entrega do Orçamento do Estado para 2010 na Assembleia da República, o tema será abordado pelo ex-ministro das Finanças António Bagão Félix, que o contextualizará com a sua opinião sobre a "situação financeira do país" e o "futuro de Portugal".

Centradas na "economia e sectores produtivos", e apesar de começarem oficialmente terça-feira, os deputados da bancada democrata-cristã começam os trabalhos segunda-feira com uma visita aos Estaleiros de Viana do Castelo.

À tarde, segue-se um debate sobre "o grande desafio marítimo português do século XXI, com o presidente da estrutura de Missão para a extensão da plataforma continental, Manuel Pinto Abreu.

Ainda na segunda-feira, em Famalicão, os deputados do CDS-PP reúnem-se ao final do dia com associações de agricultores e produtores de leite e visitam a Fabricoop, Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite.

Para quarta-feira ao início da tarde está prevista a sessão de encerramento das jornadas, pelo o líder do CDS-PP, Paulo Portas, depois de uma reunião de deputados da qual sairão iniciativas legislativas nas áreas económica e social.

SF.

Lusa/fim