26.5.10

Alunos de Vinhais têm "Tic a um clic"

Glória Lopes, in Jornal de Notícias

Magalhães é o grande incentivador da aprendizagem das novas tecnologias no agrupamento de Bragança


O computador Magalhães não só é usado com frequência pelos alunos do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Vinhais como na instituição de ensino foi criado um programa para incentivar o seu uso. Trata-se do Programa "Tic a um clic", que tem por objectivo desenvolver nos diferentes anos de escolaridade competências no âmbito da novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), como a criação e utilização de contas de correio electrónico, segurança na Internet, pesquisa e manipulação de informação on-line, competências e conteúdos.

"Temos um docente destinado à promoção das TIC, que lecciona quatro horas de formação aos alunos, para que desenvolvam competências para os meios informáticos, nomeadamente o Magalhães, e que se desloca aos quatro pólos escolares instalados nas aldeias", explicou Rui Correia, director do agrupamento.

No estabelecimento de ensino o pequeno computador azul é encarado como um meio facilitador de aprendizagem. Rui Correia garante que os estudantes estão muito satisfeitos, "utilizam-no sempre que lhess é solicitado e o seu uso é estimulado pela escola e pelos professores".

No Agrupamento de Escolas Augusto Moreno, em Bragança, os pais receberam formação para usar o Magalhães para aprenderem a supervisionar e controlar a utilização do meio por parte dos filhos, adiantou Maria da Luz, professora responsável pelo 1º Ciclo na instituição. Os professores estão actualmente em formação e o computador é "usado com alguma frequência", mas nem todas as crianças os possuem.