20.5.10

Sócrates garante que novo imposto só será cobrado a partir de 1 de Junho

in Jornal de Notícias

O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu, hoje, quarta-feira, que o aumento do IRS não terá "efeitos retroactivos". A cobrança do imposto só terá efeito a partir de 1 de Junho.

A data inicialmente avançada pelo Governo para a aplicação da nova taxa sobre o IRS era de 1 de Julho. Hoje, segundo o jornal "i", o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, declarou que a referida sobretaxa iria aplicar-se desde Janeiro 2010.

Ao início da tarde, o primeiro-ministro veio corrigir essa informação prestada por Sérgio Vasques, afirmando que afinal o novo imposto não seria aplicado aos rendimentos do ano inteiro. Mas Sócrates corrigiu ainda outra informação que tinha sido avançada pelo Governo, aquando da apresentação das novas medidas de austeridade: o primeiro -ministro falou numa nova data, a de 1 de Junho, e não 1 de Julho.

O "Jornal de Negócios" tentou esclarecer junto do Ministério das Finanças a confusão gerada pela nova data. O ministério liderado por Teixeira dos Santos informou que a data a partir da qual a sobretaxa vai ter efeito é a de 1 de Junho.