26.5.10

"Não há medidas de fiscalização eficazes" na venda de álcool a menores de 16 anos

Gina Pereira,in Jornal de Notícias

Novo Plano Nacional para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool aposta na sensibilização em vez da repressão, segundo João Goulão, presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência.

"Não há medidas de fiscalização eficazes" para controlar o consumo de álcool entre menores de 16 anos, declarou o presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT).

João Goulão reconhece que é fundamental que a fiscalização seja aperfeiçoada, embora essa não seja a prioridade do novo Plano Nacional para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool 2010-2012, apresentado hoje, quarta-feira, em Lisboa.

“Não tem de ser privilegiada a componente repressiva”, defendeu, destacando antes a importância da sensibilização e formação para os malefícios causados pelo consumo de álcool.

Os jovens, mulheres grávidas e condutores são os “alvos” centrais do Plano Nacional.

Ontem, terça-feira, a associação de defesa do consumidor Deco divulgou um estudo segundo o qual, em 97 estabelecimentos comerciais visitados sob anonimato, 54 venderam bebidas alcoólicas a jovens entre os 12 e os 15 anos, apesar de ser proibido por lei.