31.5.10

Santa Casa: 80% da população auxiliada vive abaixo do limiar de pobreza

Cristina Oliveira da Silva, in Jornal Económico

Metade dos empregados apoiados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que revelam ter um posto estável - ou seja, que trabalharam no último ano - contam com rendimentos entre 225 e 449 euros (por adulto).

Mas ainda há 27,1% que revelam receber até 224 euros. Ou seja, a grande maioria vivia, no ano passado, com rendimentos abaixo do salário mínimo (450 euros). Estas são algumas das conclusões do estudo "Os caminhos da Pobreza - Perfis e Políticas Sociais na Cidade de Lisboa", hoje apresentado hoje.

O estudo teve em conta uma amostra de 600 utentes de entre um universo de 12.442 beneficiários com registo activo nos serviços de acolhimento social e que tiveram mais de dois contactos com a instituição nos últimos três anos.

Tendo em conta o limiar de pobreza (407 euros), o estudo conclui que mais de 80% da população auxiliada vive abaixo desse montante, recebendo cerca de 285 euros.

Os desempregados apresentam o quadro mais desfavorável, com rendimentos de cerca de 250,5 euros, abaixo dos reformados (302,99 euros), das pessoas em situação de doença ou incapacidade permanentes (275,49 euros) e dos empregados (332,44 euros).

Por outro lado, o estudo também prevê que os rendimentos dos beneficiários desçam à medida que aumenta o tempo de permanência na assistência social. Assim, os rendimentos situam-se, em média, acima dos 290 euros quando o tempo de permanência não excede os dois anos, mas baixam para 263 euros acima de dez anos.