20.5.10

"O Governo tem preferido pagar subsídios"

Reis Campos, AICCOPN, in Diário de Notícias

A construção foi decisiva no aumento do desemprego, ao perder 36 mil postos de trabalho. Como comenta?

A falta de medidas de dinamização da economia faz com que a fileira da construção e do imobiliário se mantenha como o maior responsável pelo desemprego em Portugal. Desde 2002, perdemos 206 mil trabalhadores e temos sido sempre responsáveis por um terço dos desempregados do País.

As medidas de austeridade não indiciam melhores dias...

Não podem ser só tomadas medidas para salvar o País face ao exterior, é preciso que sejam também tomadas medidas para salvar o sector, ou o desemprego vai continuar a crescer. O Governo tem escolhido pagar subsídios de desemprego em vez de encaminhar essas verbas para investimentos de proximidade, como os projectos de reabilitação urbana ou de conservação e modernização das redes rodo e ferroviárias, que geram crescimento, emprego e competitividade.

Acredita que o investimento público vai crescer?

Nem todo o investimento é público. É preciso incentivar o investimento privado, criando confiança no tecido económico. A notícia do aumento dos spreads por parte dos bancos é muito preocupante porque vai agravar a dificuldade na venda de casas. Tudo indica que o futuro está no mercado de arrendamento, porque não se muda a Lei das Rendas? Não é preciso dinheiro, só vontade polí-tica.