13.9.10

Por Um Algarve Sem Pobreza"

in Observatório do Algarve
(...)
Por Um Algarve Sem Pobreza"

Ainda no âmbito da intervenção social, a Associação IN LOCO, a Comunidade Intermunicipal do Algarve/ AMAL e a Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN) vão levar a cabo um ciclo de cinco Conferências sobre a Pobreza e a Exclusão Social, ao longo dos meses de Outubro e de Novembro de 2010, contando para tal com a participação de vários especialistas convidados.

Esta acção inscreve-se no âmbito do Projecto "Por Um Algarve Sem Pobreza" desenvolvido em parceria por estas três entidades. Para mais informações, sobre ambos os eventos clique aqui.

Ver os “Compromissos Marítimos” no Museu de Olhão

O Museu da Cidade de Olhão mostra, até ao final do ano, a exposição “Os Compromissos Marítimos no Algarve”, integrada na iniciativa conjunta e pioneira da Rede de Museus do Algarve, “Algarve – do Reino à Região”.

A mostra patente em Olhão propõe um olhar sobre as diferentes formas de operar dos Compromissos Marítimos.

Também o ‘mareante’ está em grande destaque nesta mostra, expressão que compreende não só o pescador mas toda a classe de profissionais ligados ao mar.

Os Compromissos forneciam aos marítimos e respectivas famílias, médico, cirurgião, sangrador, botica e socorros pecuniários em caso de doença, velhice e indigência. Os associados tinham de contribuir com uma parte dos lucros das suas actividades para a manutenção do fundo que servia para apoio social e outras responsabilidades da associação.

Desde o século XV e até finais do século XVIII, ao longo da costa algarvia foram constituídas várias associações de profissionais ligadas ao mar. Surgem referências à existência de Compromissos em Lagos, Alvor, Portimão, Ferragudo, Albufeira, Quarteira, Faro, Olhão, Fuseta, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António.