10.2.11

45 casos de exploração sexual em 2009

in Jornal Público

Brasileiras e portuguesas são as principais vítimas

Em 2009, último ano sobre o qual existem registos policiais, foram sinalizadas em Portugal 85 vítimas de tráfico de seres humanos. Destes casos, 45 destinavam-se à exploração sexual. Os dados estatísticos coligidos após recolha junto de todas as forças policiais portuguesas revelam que as redes de tráfico de seres humanos visam não só a exploração sexual, mas também a angariação de mão-de-obra ilegal, o auxílio à imigração ilegal e o lenocínio.

No que diz respeito à exploração sexual (era este o fito da rede agora desarticulada pelo SEF em Aveiro e no Algarve), concluiu-se que, das 85 vítimas sinalizadas, 45 estavam destinadas a esse fim. A maior parte das mulheres sinalizadas eram brasileiras (33 casos), seguindo-se as portuguesas (18) e as romenas (12).

Para exercerem domínio sobre as vítimas, os integrantes das redes controlam todos os seus movimentos, recorrem a agressões e a violações, sonegam-lhes documentos e dinheiro, isolam-nas, ameaçam-nas de deportação, ameaçam de morte as famílias, dão-lhes medicamentos que lhes deturpam os sentidos e praticam sequestros.

O último caso de maior impacto em Portugal foi investigado pelo SEF no final de 2007. A operação Tulcea - grupo Bebi Nicolae culminou com a prisão de sete romenos, condenados a penas entre os 11 e os 14 anos de prisão. J.B.A.