Angela Roque e Olímpia Mairos, in RR
Desde a sua criação pela Igreja em 2010, este fundo já auxiliou cerca de 500 pessoas.
A campanha de Natal da Renascença quase duplicou o valor do Fundo Social Solidário (FSS). Foram angariados mais de 198 mil euros, que hoje vão ser entregues, em Fátima, à Conferência Episcopal Portuguesa.
O Fundo foi criado pela Igreja portuguesa em 2010 para ajudar as vítimas de pobreza e emergência social. Quase 500 pessoas em todo o país já foram apoiadas.
Fundo Social Solidário já gastou 90 mil euros em ajudas
Trata-se de casos de comprovada carência económica, apresentadas por 10 dioceses, segundo Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas portuguesa, que também preside ao fundo.
“Foram ajudadas 10 dioceses num total de 156 casos, que envolveram 493 pessoas em situação de carência.”
Com a ajuda alimentar garantida por outras instituições, o fundo serve essencialmente para cobrir custos de vida a pessoas que perderam as contas: “O fundo investe mais nas rendas de casa, no apoio à educação das crianças, nos medicamentos e têm também surgido nalgumas dioceses iniciativas para a criação de pequenos postos de trabalho. Não queremos que o fundo contribua para uma assistência que gere dependências, mas que possa resolver as situações em que as pessoas caíram.”
Vila Real com mais pedidos de ajuda
Até agora, a diocese de Vila Real foi a que apresentou mais casos: “A diocese de Vila Real, mas também Braga e Beja, todas as dioceses à excepção de Setúbal, Évora e Portalegre, todas apresentaram mais de 12 casos.”
À Cáritas diocesana de Vila Real, o que mais tem chegado são pedidos de pessoas desesperadas: “Estou-me a lembrar de pessoas que, de um momento para o outro, se viram numa situação de carência, porque terminou o subsídio de desemprego ou porque foi cortada a cooperação com o rendimento social de inserção, ou porque deixaram de pagar a renda, ou algum filho ficou doente”, explica o padre Ernesto Lúcio.
A diocese de Vila Real recebeu 25 mil euros do FSS e, com este dinheiro, conseguiu ajudar 30 famílias.
Diocese de Vila Real com mais casos para o Fundo Social Solidário
“Já conseguimos fazer obras numa casa, conseguimos pagar rendas a famílias que estavam na iminência de serem despejadas, estamos a falar, grosso modo, em cerca de 30 famílias”, garante o sacerdote.
São cerca de 100 pessoas que o Fundo já ajudou em Vila Real, na esperança de que os apoios possam mudar a vida de quem mais precisa.
Até agora, em todo o país foram aplicados 90 mil euros do Fundo Social Solidário.