10.10.11

OCDE: desaceleração económica agrava-se em Portugal

Nuno Aguiar, in Dinheiro Vivo

O indicador avançado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para Portugal sofreu em Agosto a sétima queda consecutiva, caindo 3,59% face ao mesmo mês de 2010.

Este indicador, que tem como objectivo antecipar pontos de viragem na actividade económica, com uma antecedência de nove meses, está agora nos 97,98. Na variação em cadeia registou-se também uma queda de 0,85%.

Na prática, estas estimativas apontam no mesmo sentido que as previsões do governo, Banco de Portugal e outras instituições internacionais: a recessão económica ainda vai piorar mais antes de se iniciar uma recuperação.

Uma expectativa negativa que se estende a praticamente todo o mundo. O indicador para os Estados Unidos, Alemanha e Rússia apontam de forma mais decisiva para uma desaceleração, em relação ao mês anterior. Em todas as outras grandes economias, excepto o Japão, este indicador está agora abaixo de 100.

Este cenário internacional terá um impacto também em Portugal, cujas exportações têm sido o único motor da economia portuguesa. Uma actividade económica mais fraca em outros países traduz-se numa redução das compras a Portugal.