11.10.11

Premiar a Excelência no Trabalho

in Oje

Depois do êxito da primeira edição, em 2010, a Heidrick & Struggles lançou, para 2011-2012, mais um Prémio de Excelência no Trabalho (PET).

A ideia subjacente ao mesmo é sensibilizar o mercado para a importância da gestão do Capital Humano nas suas várias dimensões, através do reconhecimento de empresas que se distingam das demais ao nível de boas práticas e tendo em conta uma elevada satisfação dos colaboradores. Para além da distinção das melhores empresas, aos participantes é disponibilizado um relatório com informação de gestão que "posiciona" as empresas pela negativa ou positiva, possibilitando-lhes uma visão relevante para a sua tomada de decisão futura. A título de exemplo, os resultados da edição passada permitiram "eleger" as práticas de gestão dos recursos humanos como aquelas que revelaram menos níveis de satisfação por parte dos colaboradores das empresas participantes, o que consiste numa útil chamada de atenção para a gestão de topo.
Para a edição de este ano, e face à experiência acumulada com os resultados do ano anterior, a Heidrick&Struggles introduziu, para além de melhorias pontuais no questionário e no processo de apuramento dos futuros vencedores, uma maior flexibilidade ao nível dos outputs que serão posteriormente disponibilizados às empresas participantes: o acesso a análise intra-empresa (que permitirão identificar níveis de satisfação por área funcional/direcção, por exemplo) ou análises de benchmark externo de comparação com um mercado específico cujas variáveis poderão ser definidas pelo participante.
Sendo o objectivo fundamental das empresas o de aliar níveis máximos de produtividade com a máxima satisfação dos seus colaboradores, de destacar, contudo que, cada empresa, de acordo com as suas características, deverá ter as suas próprias metas para atingir este objectivo, não existindo receitas únicas. Aliás, e como referem os responsáveis pelo Prémio, a mesma empresa, em diferentes fases do seu desenvolvimento, terá seguramente metas e prioridades distintas. De todo o modo, e tendo como referência as dimensões analisadas no Prémio Excelência no Trabalho, a aposta deverá sempre incidir em quatro eixos fundamentais: a Excelência da Dinâmica Organizacional (i.e., aprendizagem contínua, orientação estratégica e orientação para o cliente), a Excelência dos Processos (i.e., informação e comunicação, práticas de liderança, coordenação e integração), a Excelência do Clima (i.e., confiança organizacional, justiça e bem-estar) e a Excelência da Gestão de Recursos Humanos (i.e., condições de trabalho, desenvolvimento de competências e gestão de talentos).