29.11.11

Combater a pobreza com medidas inclusivas de cobertura social

Texto E. Assunção, in Fátima Missionária

Dois terços da população mundial, ou seja 5,1 mil milhões de pessoas vivem sem cobertura social, segundo um relatório das Nações Unidas

Apenas 15 por cento dos desempregados a nível mundial recebe subsídio de desemprego, de acordo com o relatório redigido por um painel dirigido pela antiga presidente do Chile, Michelle Bachelet. O relatório, intitulado “Uma protecção social por uma globalização justa e inclusiva”, sublinha que a extensão da cobertura social seria benéfica para o crescimento económico e para o apaziguamento das tensões sociais. Os presidentes de França e do Brasil estão entre os dirigentes felicitados no relatório, segundo uma declaração da Organização Internacional do Trabalho.

O relatório sublinha que é possível estabelecer coberturas de protecção social mesmo em países de baixo rendimento. Juan Somavia, director-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), afirma que as “coberturas de protecção social são necessárias, viáveis e eficazes”. Os cortes nos programas de protecção social, estabelecidos como parte dos pacotes de recuperação fiscal, podem enfraquecer a recuperação mundial. A adopção de medidas que combatam a fome e a pobreza como meios de melhorar a qualidade de vida da população são essenciais para proporcionar condições para os avanços económicos, afirma a presidente do Brasil Dilma Rousseff.