26.11.11

Nenhum país está a salvo de uma tempestade financeira

in Diário de Notícias

Nenhum país está a salvo de uma eventual tempestade financeira que possa partir da Europa, considerou hoje a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

"A América Latina não está a salvo de uma tempestade que parta da Europa. Ninguém está", escreveu Lagarde, que deve iniciar segunda-feira uma viagem de quatro dias ao Peru, ao México e ao Brasil. Na sua nota, divulgada no sítio do FMI e noticiada pela AFP, Christine Lagarde refere que, até há pouco tempo, "a América Latina era uma das regiões mais expostas e mais vulneráveis" aos choques exteriores.

A crise de 2008/2009 mostrou que "já não é esse o caso" e que "a nova América Latina pode servir de exemplo aos países avançados", acrescentou Lagarde, sublinhando a capacidade dos países na América do Sul a "poupar para os dias sombrios" e a "assegurar que os riscos do setor bancário sejam controlados".

No entanto, alertou a responsável, "no mundo interligado, não há nenhum lugar para se esconder" e os países da América Latina deverão tomar todas as precauções que se impõem e preparar-se para um eventual choque oriundo da Europa.