26.11.11

Portugal tem futuro: damos dez exemplos

Texto de Amanda Ribeiro, in Público on-line

O P3 traça o perfil dos jovens que são dados a conhecer este sábado pela Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude


O que é que um campeão mundial de patinagem artística, uma soprano, um investigador e um ilustrador têm em comum? Não esperaram para ser o futuro. São já o presente, razão que leva a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude a dar-lhes destaque, este sábado, 26 de Novembro, em Braga, no Evento Jovens Talentos.

O P3 apresenta traça o perfil dos dez jovens. Dois dedicam-se ao desporto, quatro às ciências e os outros quatro às artes.

O astrónomo Pedro Russo coordenou globalmente o Ano Internacional da Astronomia (AIA2009). Residente em Munique, não vai estar presente na sessão. Aos 34 anos, é homenageado pelo seu trabalho no projecto internacional Universe Awareness (UNAWE), do qual é coordenador. O programa, cujo objectivo é explicar a astronomia a crianças dos quatro aos dez anos de idade de todo o mundo, foi distinguido em Agosto pela revista Science com o prestigiado prémio SPORE (Prize for Online Resources in Education).

Passaram nove anos desde que Albino Maia se licenciou em Medicina na Universidade do Porto e três desde que defendeu o seu doutoramento em neurociência. Depois de um estágio pós-doutoral na Universidade de Duke, na Carolina do Norte, EUA, Albino regressou a Portugal em 2010, sendo actualmente investigador no Programa de Neurociência da Fundação Champalimaud e médico interno de psiquiatria em Lisboa. Tem-se dedicado principalmente ao estudo do desenvolvimento e tratamento da obesidade, actividade que já lhe garantiu diversos prémios e bolsas de instituições nacionais e internacionais.

Doutorado pela Universidade de Cambridge, o biólogo marinho José Xavier já realizou seis campanhas científicas na Antárctida. É, portanto, normal estar rodeado de pinguins. Com 35 anos, é actualmente investigador do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra e investigador convidado da British Antarctic Survey. Dedica-se sobretudo ao estudo do comportamento de predadores de topo (pinguins, albatrozes e focas) no Oceano Antárctico em relação às alterações climáticas. O seu último livro, "Guia de identificação de lulas do Oceano Antárctico", foi considerado a maior contribuição na sua área nos últimos 20 anos. Este ano, recebeu o prémio internacional Marta T. Muse para a ciência e política na Antárctida no valor de cem mil dólares.

Olimpíadas e desporto

Aos 18 anos, Diogo Maia e Silva tornou-se no primeiro português a conquistar a medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Biologia, na Costa Rica. Frequenta a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e tenciona continuar a conciliar o estudo com o desporto - pratica natação de competição pela equipa dos Pimpões, onde este ano se tornou Campeão Nacional de 100m-C, título com que representou a selecção nacional no Multinations Junior Meet, na Grécia.

Nasceu em 1985, em Matosinhos. Hoje, Hugo Chapouto, mestre em Arquitectura, brilha nos ringues de todo o mundo. É a maior referência na patinagem artística portuguesa. Uma simples pesquisa no Google comprova-o. Enquanto atleta, foi Ouro no Campeonato do Mundo em 2009 e 2010; como treinador já acompanhou muitos jovens às medalhas. É director técnico do Rolar Matosinhos, consultor técnico da Federação Alemã e membro da Comissão de Dança do Comité Europeu de Patinagem artística.

Ainda no desporto, está também em destaque Miguel Oliveira, o primeiro português a participar no Campeonato do Mundo de MotoGP, e com apenas 16 anos. Terminou as corridas nas dez primeiras posições, tendo sido um dos melhores "rookies" do ano passado. Tem feito furor nas pistas, um pouco por todo o mundo. Sempre, sem medo.