30.11.11

Passos admite que 2012 será um ano muito difícil para a classe média

in TSF

Em entrevista à SIC, o primeiro-ministro reiterou, esta noite, que o Governo não tinha grande margem de manobra e que os cortes nos subsídios são «incortonáveis».

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reconhece que o próximo ano vai ser muito dificil para a classe média

No dia em que a Assembleia da República aprovou o Orçamento de Estado, Pedro Passos Coelho admitiu, em entrevista à SIC, admitiu que a austeridade implicará sacrifícios pesados para a classe média.

«Vai ser muito difícil para as pessoas de rendimentos médio passarem o ano de 2012», reconheceu Passos Coelho.

O primeiro-ministro admitiu também ter de apresentar medidas excepcionais na Primavera, um imposto extraordinário para o sector privado, à semelhança do que vai ser aplicado a pensionistas e funcionários públicos no 13º mês.

Trata-se de um hipótese, mas o chefe de Governo explicou que ainda é cedo para falar do assunto.

Nesta entrevista à SIC, Passos Coelho foi questionado sobre a forma como, em público, as decisões do Governo têm sido questionadas e até criticadas por Cavaco Silva. Num primeiro momento, Passos recusou comentar, mas acabou por responder.

Para o primeiro-ministro, a divergência de opinião é normal, venha ela de onde vier, até mesmo de dentro do próprio PSD.

Passos Coelho garantiu ainda que não sente falta de apoio nem do partido, nem do parceiro de coligação (CDS-PP) e insistiu que o Governo está bem e recomenda-se.

Uma remodelação no executivo é cenário que nem lhe passa pela cabeça. O desgaste, concluiu Passos Coelho, com naturalidade, é o preço a pagar num Governo que toma medidas impopulares.