25.11.11

Uma em cada cinco famílias tem dificuldade em cobrir necessidades diárias

por Marta Grosso e Mara Dionísio, in RR

Dados da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) mostram que os portugueses estão a mudar o seu comportamento de consumo e a optar mais pelas marcas brancas.

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) diz que a crise já está a atingir muitos lares portugueses e 22% das famílias sentem “dificuldade em cobrir as suas necessidades essenciais”.

A informação deriva de um estudo feito para a APED e reflecte “o impacto da actual situação no sector” da grande distribuição, refere à Renascença a directora da associação, Ana Isabel Trigo Morais.

O mesmo estudo, da autoria da Kantar Worldpanel, revela que os consumidores portugueses acreditam que a crise vai durar, pelo menos, “mais três anos, pelo que vão continuar a focar-se no essencial das compras e a ajustar o seu comportamento”.

“Esta é uma tendência que vem para ficar e que nos próximos anos não se desviará muito”, acredita Ana Isabel Trigo Morais.

Uma das alterações no padrão de consumo dos lares portugueses é a opção pelas marcas da distribuição, ou seja, as marcas brancas. Dados da APED relativos a Setembro, indicam que, “na grande distribuição do serviço alimentar, os produtos de marca da distribuição têm uma quota de 36%”.

Além disso, e de procurar “sempre os melhores preços”, o consumidor “dá cada vez mais importância ao tamanho, às embalagens e ao pacote e muda as marcas que comprava”, acrescenta a directora-geral da APED.

A opção pelas marcas brancas permite manter, no essencial, o cabaz alimentar. Já no que toca à roupa e aos produtos de electrónica, os cortes nos orçamentos familiares já se começaram a fazer sentir: a área do vestuário regista uma quebra de vendas de 9% e a área electrónica de 4,6% (dados relativos ao primeiro semestre).

O sector alimentar deverá ser também o menos afectado no Natal, acredita Ana Isabel Trigo Morais, para quem os eventuais cortes nas despesas habituais desta época festiva podem ser transferidos para outras categorias de produtos.