24.11.11

Crise: Obsessão com défice orçamental agrava desigualdades, diz organismo católico

in Agência Ecclesia

Comissão Justiça e Paz apresenta novo documento com preocupações sobre mundo laboral e famílias

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) tornou hoje público o documento ‘Vencer a crise’, no qual critica a preocupação excessiva com o “défice orçamental” na ação governativa e alerta para o aumento das “desigualdades”.

“A profunda crise que vivemos tenderá a agravar as desigualdades e os níveis de bem-estar da generalidade dos portugueses, afetando de modo profundo e devastador os mais vulneráveis”, refere o organismo da Igreja Católica.

Na publicação, enviada à Agência ECCLESIA, a Comissão, presidida por Alfredo Bruto da Costa, observa que, nos últimos meses, “o extenso debate público e político, a farta informação difundida pelos media, e, sobretudo, a ação governativa se têm ocupado, quase exclusivamente, do défice orçamental e da dívida”, deixando de lado objetivos como “crescimento, emprego, equidade, bem-estar humano”.

“O que está em causa é a fragilidade dos modelos de produção e distribuição da riqueza e de conceção do trabalho que assentam na injustiça, que desvalorizam a dádiva social e que tolhem a inovação social”, sustenta a publicação.

Abordando as questões relacionadas com o mundo laboral, a CNJP diz que “o trabalho humano tem vindo a sofrer uma verdadeira «desvalorização» na sociedade portuguesa, olhado e tratado que é, e cada vez mais, apenas como um «fator de produção»”.

Num momento em que o país se prepara para uma greve geral, convocada pelas duas centrais sindicais, esta quinta-feira, a CNJP recorda que “a proteção no desemprego está a baixar” e “proliferam o trabalho precário, o subemprego e o incumprimento da legislação, particularmente na rotatividade laboral”.

A Comissão reconhece que existe “uma grave conflitualidade social” em Portugal, mas “não aceita a existência de uma oposição maniqueísta entre o trabalho e o capital”.

Após apelar a uma “sociedade mais justa e solidária”, a CNJP fala na necessidade de “transformações profundas nos sistemas económico e financeiro e no modelo de desenvolvimento dominantes”.

“São mudanças indispensáveis e que importa conciliar com um verdadeiro esforço nacional, no cumprimento do Memorando acordado com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional”, indica o novo texto da Comissão, numa mensagem endereçada aos governantes portugueses.

O documento fala ainda das dificuldades sentidas pelas famílias, indicando que “os problemas associados à crise agravam uma situação já de si grave”, marcada pelo “envelhecimento da população”, a “instabilidade e a fragmentação das famílias” e a “cultura individualista e consumista”.

Dedicando pontos específicos à situação de crianças e idosos, a CNJP refere, em seguida, que “a situação que as famílias enfrentam é de uma enorme solidão e consequentemente de grande fragilidade: as estruturas sociais, económicas e políticas preferem pensar em indivíduos”.

Em conclusão, o documento apela ainda a “reconversões sérias nos modelos meramente assistencialistas, de modo a favorecerem a capacidade de cada instituição local e de cada pessoa e família se autodeterminarem”.

A CNJP é um organismo laical da Conferência Episcopal Portuguesa, criado com a finalidade genérica de “promover e defender a Justiça e a Paz, à luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja”, atualmente composto por 16 membros.

OC

Documento para download: Venceracrise.pdf