24.11.11

"Portugal tem de cumprir para depois negociar", diz Artur Santos Silva

in Jornal de Notícias

O presidente não executivo do BPI, Artur Santos Silva, disse, esta quarta, que Portugal tem primeiro de cumprir os seus compromissos para depois ter capacidade de negociação junto da 'troika'.

Segundo o fundador do BPI, que recebeu, esta quarta-feira, o prémio Excelência em Liderança da revista Exame, "o país vive dos momentos mais difíceis" desde que se recorda, mas acrescentou que será possível "vencer o desafio" para recuperar a "credibilidade perdida".

Apesar da situação difícil, Santos Silva considerou imperativo cumprir o assumido com as instituições europeias e internacionais no âmbito do plano de ajuda externa. "Temos de cumprir e depois melhorar os compromissos que fora assumidos apressadamente", afirmou no discurso de agradecimento do Prémio Exame, entregue pelo presidente da Impresa, Francisco Pinto Balsemão.

Quanto ao banco que ajudou a fundar, Artur Santos Silva afirmou que o BPI "tem vivido dias complicados com a crise desde 2008, com o impacto agudo de 2010 com a crise da dívida soberana e com o ajoelhar do país este ano", mas afirmou que está convencido de que vai "encontrar as respostas para enfrentar este momento difícil".

O responsável disse ainda que antes de Portugal chegar à situação actual o BPI "apresentou reflexões mas infelizmente não foram ouvidas".

Artur Santos Silva recebeu, esta quarta-feira, em Lisboa, o primeiro prémio Excelência em Liderança. Na entrega, Francisco Pinto Balsemão destacou o "trajecto exemplar e criativo" de Santos Silva nos vários domínios de actividade em que tem participado e sobretudo desde a Sociedade Portuguesa de Investimentos (SPI) até à fundação do BPI, em 1998, de que foi presidente executivo até 2004.