29.11.11

Confiança dos consumidores renova mínimos históricos em Novembro

in Jornal de Notícias

O indicador de clima económico diminuiu "significativamente" em Novembro, com a confiança dos consumidores a renovar o mínimo histórico, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores do Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico diminuiu significativamente em Novembro, mantendo o acentuado perfil descendente iniciado, em Julho de 2010, e atingindo o valor mais baixo da série.

Segundo o INE, nos últimos dois meses observaram-se diminuições "em todos os indicadores de confiança sectoriais".

O indicador de confiança dos consumidores (medido através de inquéritos a particulares), por sua vez, registou "um forte agravamento" nos últimos três meses, apresentando em Novembro um novo mínimo histórico, indica.

De acordo com o INE, a degradação das expectativas das famílias observou-se em todos os componentes, mais significativo no caso das perspectivas sobre a evolução da situação económica do país.

No caso do aumento desemprego, as perspectivas atingiram o valor mais elevado desde Maio de 2009, destaca.

Também as expectativas sobre a evolução financeira do agregado familiar, bem como as perspectivas de poupança, registaram, no mês de referência novos mínimos históricos para as respectivas séries, refere o INE.

Os indicadores de confiança na Indústria Transformadora, na Construção e Obras públicas e nos Serviços também diminuíram "expressivamente" em Novembro.