12.1.15

Andresa viveu um ano com 1111 euros e a poupar o ambiente

por Bruno Abreu, in Diário de Notícias

Lauren Singer revelou que não fazia lixo há dois anos. Em Portugal há quem adote este lema para poupar o ambiente e dinheiro.

Em 2013, Andresa Salgueiro decidiu embarcar numa aventura. "Tinha acabado de me divorciar e o meu ex-marido era bastante ecológico. Na altura não concordava nada com aquilo que ele me dizia, na reciclagem, na redução... mas certo é que ele vivia muito feliz", conta ao DN. Decidiu que também queria ser feliz e embarcou no projeto Believe: durante um ano, 11 dias, 11 horas e um minuto viveu apenas com os 1111 euros que tinha no banco. Sobreviveu de trocas - serviços por comida, roupa ou o que fosse preciso -, reduziu o lixo que produzia em 70%, escreveu um livro (o Belivro), ganhou um modo de vida e, admite, é muito mais feliz.

Reduzir o lixo que produzimos é uma bandeira hasteada há bastante tempo pelos ambientalistas, mas o movimento ganhou uma nova força com o caso da norte-americana Lauren Singer. "Um dia olhei para o meu caixote do lixo. Não era possível que eu, sozinha, gerasse tanto lixo", disse a estudante ao BBC Mundo.