27.3.07

25 mil pessoas no desemprego

Hugo Silva, in Jornal de Notícias

Há mais de 25 mil desempregados em Vila Nova de Gaia, muitos deles já sem direito a subsídio, por estarem sem trabalho há vários anos. "É mais de 10% da população activa do concelho. Na maioria, são mulheres, mas também há cerca de três mil jovens licenciados à procura de emprego", contabilizou a CDU, que, em conferência de Imprensa, ontem à tarde, denunciou a "preocupante" situação social de Gaia.

"O desemprego continua a aumentar e a um ritmo superior ao de outras zonas do país", observou Ilda Figueiredo, vereadora da CDU na autarquia gaiense, acrescentando que "novas preocupações surgem no horizonte". "É o caso da Yasaki Saltano, que nos últimos três anos perdeu cerca de metade dos seus trabalhadores e, agora, ameaça transferir para Ovar algumas centenas dos cerca de 1250 trabalhadores que ainda emprega [em Gaia], apesar de, recentemente, ter feito o contrário. É uma estratégia inadmissível desta multinacional, que submete os trabalhadores a pressões inaceitáveis para diminuir o emprego e deslocalizar a produção para outros países", acusou a CDU. Ilda Figueiredo, também eurodeputada, promete levar o caso ao Parlamento Europeu.

Mas nem só a elevada taxa de desemprego conduz os comunistas a traçar um diagnóstico social bastante negativo. De acordo com os dados divulgados pelos eleitos da CDU, há cerca de 100 mil pessoas sem médico de famílias (cerca de um terço do total de residentes no concelho), há dezenas de milhares de idosos com reformas muito baixas e sem retaguarda social, devido à falta de centros de apoio e à ausência de apoio domiciliário, e há mais de mil casos sinalizados de crianças e jovens em risco, com escasso acompanhamento.

"No Porto, onde residem menos pessoas, há três comissões de protecção de menores. Em Gaia, o terceiro concelho do país em termos populacionais, existe apenas uma", constatou Ilda Figueiredo. A CDU reclama a criação de duas novas comissões, para melhorar a cobertura do município. Admitindo que grande parte das carências derivam da falta de investimento por parte do Governo, a CDU também responsabiliza a Câmara de Gaia.

Urbanização num impasse

Ilda Figueiredo vai levar a questão de Vila d'Este ao Parlamento Europeu, admitindo que o Governo até podia candidatar o projecto a fundos de apoio. A eurodeputada lembra que foram criadas expectativas aos moradores, mas que, agora, a Câmara vem dizer que o Governo não apoia as obras.

Rendas dos bairros municipais preocupam

A mexida nas rendas municipais também preocupa a CDU, que aguarda pela análise da Gaia Social sobre a matéria