29.3.07

Relatório: Violência doméstica aumentou 30% em 2006

in Diário Digital

Os crimes associados à violência doméstica aumentaram 30% em 2006, num total de mais de 17 mil casos, segundo o relatório de segurança interna, que será apreciado e aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros.

De acordo com o Diário de Notícias, houve mais 3287 crimes do que no ano anterior, o que corresponde a mais de nove queixas por dia, um dos factores responsáveis pelo aumento de 2% na criminalidade geral do País no ano passado.

Contudo a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), afirma que os números oficiais estão longe da realidade, uma vez que «53% dos pedidos que chegaram à instituição em 2006 não tinham sido denunciados às autoridades policiais ou judiciais».

O relatório mostra ainda um aumento significativo nas detenções por condução sob efeito de álcool e sem carta, dois crimes que, associados à violência doméstica, são responsáveis em cerca de 90% pelo aumento da criminalidade geral. No total, PSP e GNR contabilizaram no ano passado quase 400 mil crimes em todo o País, contra os cerca de 380 mil de 2005.

Esta tendência de subida na criminalidade geral inverte a redução (6%) de 2005, mas, mesmo assim, está longe dos aumentos acentuados nos anos de 2003 e de 2004. As autoridades desvalorizam os 2% de aumento, afirmando que a sociedade não está mais insegura, mas sim que «a estatística é fruto de uma acção policial mais proactiva».

«Os aumentos registados na criminalidade são resultado de uma acção policial mais interveniente e de uma sociedade mais denunciante», concordou fonte do Ministério da Administração Interna.