26.3.07

Quatro novos centros de apoio à integração de imigrantes

Jorge Talixa, in Jornal Público

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o alto-comissário para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) assinam hoje um protocolo que contempla a criação de quatro centros locais de apoio à integração de imigrantes (CLAII).

Estes quatro CLAII entram em funcionamento no mesmo dia, instalados nos centros comunitários de Arcena (Alverca) e de Vialonga, no Departamento de Acção Social da Câmara (Vila Franca de Xira) e no Posto de Atendimento ao Cidadão da Quinta da Piedade (Póvoa de Santa Iria).

Estes centros estarão habilitados a prestar apoio aos imigrantes em domínios como os processos de legalização e de pedido de nacionalidade. Nos planos da autarquia está também a possibilidade de abertura de mais dois CLAII no concelho até final do ano, um na Junta de Freguesia de Alverca e outro na sede da Associação de Africanos do Concelho de Vila Franca de Xira (Vialonga).

O município vila-franquense, com cerca de 140 mil habitantes, tem sido uma zona de fixação de importantes comunidades de imigrantes, primeiro com oriundos das antigas colónias portuguesas e ultimamente com cidadãos de países do Leste europeu e do Brasil.

O conjunto de obras desenvolvidas na região, sobretudo ao nível das acessibilidades e da construção para habitação e logística, contribuiu para que mais de 5000 imigrantes tenham estabelecido residência no concelho. Os centros podem prestar auxílio aos imigrantes em processos de legalização e pedidos de nacionalidade.