29.3.07

Desemprego desceu três por cento no distrito

Pedro Antunes Pereira, in Jornal de Notícias

O desemprego no distrito de Braga desceu 3% no mês de Fevereiro, passando das 47541 pessoas sem emprego para as 46136, isto é, menos 1405 pessoas. Números divulgados pelo Governo Civil de Braga para quem "o desemprego é um drama social. E ele existe! E por isso voltamos a afirmar que só lhe daremos tréguas quando ele estiver suficientemente controlado". Os números de Fevereiro "são altos mas inferiores ao registado no mês passado". Nos centros de emprego registaram, em contrapartida mais de três mil pessoas.

O número de ofertas de emprego também cresceu, tendo-se registado, no mês passado, 1535, ou seja, o maior do último ano. Em termos de colocações realizados pelos Centros de Emprego do Distrito aumentaram 7% em relação ao anterior. "Esta é grande tarefa que tem que mobilizar todos os responsáveis. Não descansaremos até atingir o objectivo de preencher todas as colocações, o que significará menos desemprego.

A nível de concelhos, o destaque vai para Amares e Vizela com descidas de 5%, e Barcelos, Esposende, Fafe e Guimarães com menos 4%. Famalicão desceu 3% e Braga 2%. A contrastar com tendência geral de descida ficou o concelho de Vieira do Minho, onde houve uma ligeira subida de 862 para 875 pessoas.

O Governo Civil de Braga considera fundamental "prosseguir uma política de redução do desemprego que passa obrigatoriamente pelo aumento do crescimento da economia".