26.3.07

Sector a sector

in Jornal Público

Mais negócios nos têxteis

Enquanto a produção das fábricas têxteis continua em queda, o volume de negócios, impulsionado pelos mercados externos, mostra alguma recuperação: em Janeiro último, registava um crescimento homólogo de 7,7 por cento (9,6 por cento nos mercados externos). Em termos de produção, a indústria do vestuário registou uma queda de 2,9 por cento, no final de 2006, mantendo-se em queda em Janeiro de 2007.

Construção em queda

A intenção de investimento em construção, medida pelo número de licenças emitidas, decresceu sete por cento no quarto trimestre de 2006. Os preços dos apartamentos mantiveram-se em queda, tendo embaratecido 2,2 por cento. Já as moradias, valorizaram 1,7 por cento.

Turismo a crescer

A actividade turística mantém um bom desempenho. Dezembro foi o mês mais favorável, com crescimentos homólogos de 15,1 por cento no número de hóspedes em estabelecimentos hoteleiros, de 14,7 por cento no número de dormidas e de 16,8 por cento para os proveitos de aposento.

Custo de vida aumentou

A taxa de inflação na região foi de 3,2 por cento em 2006, em termos médios anuais, ou seja, mais um ponto percentual do que a média nacional. De 2005 para o ano passado, os preços aumentaram sobretudo em classes como a das bebidas alcoólicas e tabaco (8,8 por cento no quarto trimestre), saúde (4,2 por cento no final de 2006 e 5,1 por cento em Janeiro último), habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (4,6 por cento em Janeiro). Os preços das comunicações, vestuário e calçado foram os únicos a descer.