18.11.09

"Estado discrimina Interior"

in Diário de Notícias

O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, acusa o Estado de discriminar o Interior do país e de dar "uma diferença tão acentuada no tratamento entre as populações do Litoral e do Interior".

Numa nota difundida pela Agência Ecclesia, Ilídio Leandro apela ao Estado para que "tra- te por igual, todos os portugue-ses" e lembra que "os índices de pobreza que as populações do Interior registam mostram que o Governo talvez não esteja a tratar de forma equitativa, todos os portugueses". E sublinha que "a vida de quem vive no Interior é mais difícil do que nos grandes centros urbanos".

Para justificar a sua apreensão o Bispo aponta "os inquietantes sinais mostrados pela desertificação e o envelhecimento da população".

D. Ilídio Leandro reclama ainda por "medidas para que a situação se inverta" e critica "o encerramento continuado das poucas empresas localizadas no Interior, deixando atrás de si um rasto cada vez mais acentuado de pobreza".

Outra das preocupações do Bispo prende-se com o acesso da população do interior "à saúde, ao ensino e à produção". D. Ilídio Leandro lembra ainda que a distribuição de riqueza "é muito mais difícil para quem vive no Interior" de Portugal.

Para D. Ilídio "cabe ao Estado equilibrar e diminuir estas dificuldades" para que todas as pessoas tenham as "mesmas possibilidades e oportunidades"