28.11.09

Ser solidário nas compras

Alexandra Marques e Pedro Vila-Chã, in Jornal de Notícias

Banco Alimentar ajudou até Junho deste ano 267 mil pessoas. Mais 17 mil do que em 2008


Comprar e ajudar. Os dois verbos andam de mãos dadas em época natalícia. Hoje e amanhã (sábado e domingo) o Banco Alimentar promove a campanha nacional de recolha de alimentos enquanto se sucedem iniciativas de solidariedade por todo o país

A três semanas do Natal, sucedem-se no país feiras solidárias e a angariação de produtos destinados a particulares carenciados ou entidades que, ao longo do ano, lhes prestam apoio. E entre hoje e amanhã o Banco Alimentar (BA) Contra a Fome - que até Junho deste ano ajudou cerca de 267 mil, pessoas mais 17 mil do que em 2008, através de 1650 instituições - faz a sua campanha nacional de recolha de alimentos.

Em Braga, o armazém do BA funcionará no antigo Pingo Doce, cedido pelo grupo Jerónimo Martins. Isabel Varanda, responsável por esta estrutura realça as ajudas recebidas. "Serão 15 dias de grande azáfama, mas os voluntários e as empresas amigas permitirão superar as dificuldades", apontou.

Alunos e professores do Externato Paulo VI juntam-se à campanha, numa cooperação que visa fomentar valores como a partilha e a solidariedade.

Em Viana do Castelo, o BA - sediado em Meadela - estreia-se este fim-de-semana no terreno, com a recolha de alimentos em 31 supermercados . Segundo Fátima Cortês, o BA vai, em 2010, apoiar 20 instituições que servem refeições ou entregam cabazes às pessoas mais necessitadas. "Nesta fase, a proposta é apoiar duas instituições por cada um dos 10 concelhos do distrito", adiantou.

Em Lisboa, a Natalis realiza-se este ano, de 5 a 13 de Dezembro na FIL, no Parque das Nações. Mais uma vez, a receita das entradas desta quarta edição - dois euros cada - reverterá para instituições de solidariedade social.

Na feira - que inclui "stands" de gastronomia e produtos regionais, de artesanato, bijutaria e roupa - actuarão, este ano, Gil do Carmo e Romana. Como refere Cassilda Matias, gestora da Natalis, a feira ajuda a divulgar a causa de cada instituição e concede algum apoio financeiro.

Em Santa Maria da Feira, a Câmara vai instalar de 1 a 23 de Dezembro um grande cabaz no parque infantil junto à entrada da Quinta do Castelo, onde podem ser deixados alimentos, vestuário e roupa e brinquedos, em bom estado que serão depois distribuídos pelos mais carenciados.

Também os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho realizam pelo quarto ano consecutivo, a campanha "Oferece um sorriso" traduzido na recolha de brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação, para crianças instituiconalizadas em Braga e Guimarães. Em 2008, foram doados 1800 brinquedos.

Em Monção, na terça-feira, as crianças e jovens do Rendimento Social de Inserção põem uma estrela com o nome na Árvore de Natal e a 16 e 17, quem quiser escolhe uma e dá um presente a essa criança ou jovem.