28.11.09

População vive do campo e não tem ordenado

Glória Lopes, in Jornal de Notícias

Vinhais é o concelho com menor poder de compra "per capita" em Portugal


Deolinda Veiga Rodrigues, 42 anos, vive e trabalha na agricultura em Vila Verde, no concelho de Vinhais, o último do país no índice de poder de compra "per capita".

Esta é a vida que teve desde que saiu da escola, não conhece outra para além de fazer a lida da casa e a do campo, amanhar a terra, plantar e semear, apanhar castanhas, tratar das vacas, dos porcos e fazer o fumeiro. Nunca teve emprego, nem nunca sentiu grande estímulo para o procurar. "Os empregos são poucos, e aqui na aldeia nem os há", explicou resignada. Não tem ordenado nem rendimento fixo mensal, tal como o marido que também trabalha na agricultura. Apesar de tudo, ambos fazem descontos para a Segurança Social para terem uma reforma. Vivem da comercialização da produção agrícola, amealhando no Inverno com a venda da castanha, das vacas e de algum fumeiro para equilibrar as finanças durante o resto do ano.

Trabalho é o que não falta a Deolinda. Anda sempre numa roda vida, para além dos campos agrícolas, tem oito vacas, galinhas, coelhos e cabras.

A vida é um pouco mais amena para Etelvina Pires, 60 anos, também tem a lide do campo. Esteve 32 anos emigrada em França com o marido. Conseguiu poupar, o que lhe permite viver mais desafogada. "Trabalhamos no campo para poder comer e fazemos um pouquinho de cada cultura. Assim é mais fácil equilibrar a vida, mas se não fosse o que ganhamos quando estivemos fora seria bem difícil aguentar".