26.11.09

Academia cria oportunidades de trabalho para desempregados

in Diário de Notícias

Iniciativa, dirigida exclusivamente a profissionais sem trabalho, tem por ambição expandir-se para todo o País. Próxima paragem: Porto.

A Academia de Formação de Vendas, destinada a desempregados "com uma experiência profissional comprovada" , abrirá as suas portas em Lisboa no início do próximo mês. Projectada pela empresa Ideias&Desafios, tem como objectivo criar uma "bolsa de candidatos" em que os finalistas serão encaminhados, de forma gratuita, para algumas das empresas com que a Ideias&Desafios trabalha.

Serão 14 os primeiros forman-dos a frequentar a Academia. Através de um processo de selecção desenvolvido por entrevistas, a Academia seleccionou os potenciais vendedores. "Para nós não é importante o background em vendas", explica José Almeida, o fundador do projecto, adiantando: "O mercado comercial precisa de trabalhadores, se estes viessem da área comercial, seria estranho."

A formação terá a duração de dois meses e, uma vez concluída, os finalistas serão acompanhados na entrada para o mercado de trabalho, através de um coaching pessoal. "Vamos melhorar a maneira como estes profissionais enfrentam o mercado de trabalho através de pequenos detalhes que fazem toda a diferença, como a renovação do curriculum vitae e a carta de apresen- tação", explica José Almeida.

A Academia desenvolverá a chamada "bolsa de candidatos", da qual serão enviados finalistas para algumas das empresas com que a Ideias &Desafios trabalha. "As nossas empresas, ao saberem do nosso projecto, demonstraram-se receptivas para receber os finalistas", afirma José de Almeida, "mas obviamente que não nos restringiremos a essa paleta de mercado".

Para o fundador, este tipo de iniciativas é muito importante, porque muitos dos desempregados desenvolvem uma certa inércia, por não quererem baixar o seu nível de emprego. "As pessoas não estão dispostas a dar um passo atrás para conseguir reconstruir a sua vida. Ficam a aguardar pela oportunidade perfeita e vão-se afundando cada vez mais".

Este projecto pro bono foi criado sem qualquer tipo de vínculos com outras entidades.

"Pensamos e fazemos", refere o fundador da Ideias&Desafios, explicando que preferiu criar esta academia sem qualquer ajuda. Se assim não fosse, sustenta, "iríamos perder--nos num mar de burocracias e nada faríamos. Construímos as nossas próprias oportunidades, e é isso que também queremos ensinar aos nossos formandos", conclui José Almeida.