30.11.09

Activistas da Greenpeace escalaram Torre de Belém e foram detidos

in Jornal de Notícias

Nove membros da Greenpeace escalaram hoje, segunda-feira, a Torre de Belém para que o tema das alterações climáticas faça parte da Cimeira Ibero-Americana. Foram detidos pela PSP.

Nove elementos da Greenpeace, dois portugueses, um italiano e seis espanhóis, escalaram a Torre de Belém, às 06:45h, e colocaram três faixas - uma virada para o Mosteiro de Jerónimos, outra para nascente do rio, para a Ponte 25 de Abril, e outra no topo da Torre de Belém, onde se lia (em inglês, espanhol e português) "O Nosso clima, a Vossa decisão".

Os nove activistas da Greenpeace foram, entretanto, retiradosdo monumento e detidos pela PSP. Também as três faixas colocadas na Torre de Belém foram retiradas.

Em declarações aos jornalistas, o director nacional da PSP, superintendente-chefe Francisco de Oliveira Pereira, disse que os activistas acataram as ordens da polícia e saíram pacificamente.

"A polícia entrou, pediu que estes saíssem, o que aconteceu sem problemas", referiu, adiantando que os activistas serão presentes a tribunal.

Em declarações à Agência Lusa, o porta-voz da Greenpeace em Portugal, Luís Ferreirinho, disse que o objectivo da acção é "enviar uma mensagem aos chefes de Estado que estão reunidos na Cimeira Ibero-Americana, para que estes recordem a urgência no combate às alterações climáticas".

"O primeiro-ministro português disse domingo no seu discurso que o combate às alterações climáticas era uma prioridade, mas esta questão nem sequer está na agenda da cimeira", afirmou.

Luís Ferreirinho sublinhou que a Greenpeace deseja que o tema "das alterações climáticas seja introduzido na cimeira de Lisboa "para que os países presentes cheguem a um acordo forte que possam levar a Copenhaga para se conseguir um acordo justo e juridicamente vinculativo".

O porta-voz da organização ecologista em Portugal adiantou ainda que os activistas escolheram a Torre de Belém por ser um "local emblemático da cidade de Lisboa e porque foi este o local escolhido para assinalar a abertura da Cimeira Ibero-Americana".

"Eles ontem, nós hoje", concluiu.