26.11.09

31% dos adultos participou numa acção de formação

in Jornal de Notícias

Quase um terço dos indivíduos com idade entre os 18 e os 64 anos participaram pelo menos numa actividade de aprendizagem ao longo da vida, revela um inquérito do Instituto Nacional de Estatística, reportando-se a dados de 2007.

Segundo um inquérito realizado em 2007 pelo INE à Educação e Formação de Adultosessa, essa actividade de aprendizagem traduziu-se por educação formal (12 por cento) ou não formal (23,1 por cento), enquanto que, no mesmo período, 40,8 por cento das pessoas realizaram alguma actividade de aprendizagem informal.

O estudo efectuado nos últimos três meses de 2007 tem como referência os 12 meses do mesmo ano.

Do total de indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, 51,8 por cento participaram no ano de 2007 em pelo menos uma das seguintes três actividades - Educação formal, Educação não formal e Aprendizagem informal, adiantou o Instituto Nacional de Estatística.

Os resultados revelam, na generalidade, uma elevada participação nos diferentes tipos de educação, formação e aprendizagem dos indivíduos mais jovens, estudantes e activos mais escolarizados, com competências no domínio das línguas em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), leitores de livros e jornais.

A proporção de participação em educação formal é muito determinada pela idade, com 49,1 por cento dos indivíduos com idades entre os 18 e os 24 anos a participarem em educação formal.

Na educação não formal e na aprendizagem informal, embora a participação incida mais nos indivíduos até aos 34 anos, regista-se uma distribuição menos diferenciada entre os vários grupos etários do que na educação formal.