27.11.09

Desemprego em 2010 vai ser "alarmante"

in Diário de Notícias

O presidente da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, alertou hoje que o ano de 2010 vai ser difícil e que o desemprego vai aumentar de forma "alarmante".

Na sessão intitulada "Turismo: vencer em concorrência", que decorreu hoje no âmbito do 35º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Agências de Viagens (APAVT), Rifai recordou que a crise económica mundial é a "principal causa do declínio da procura turística internacional".

A crise, segundo o presidente da OMT, vai tornar o ano de 2010 "muito difícil" para o sector e mesmo que exista retoma e crescimento, tal não significa aumentos de emprego.

"O desemprego vai tornar-se alarmante, porque vai aumentar. O crescimento não significa que há mais emprego", declarou durante a sessão em Vilamoura.

Segundo Taleb Rifai, a "indústria do turismo não precisa de apoios e subsídios", mas também "não precisa de mais impostos".

Para Taleb é urgente garantir que os pacotes de estímulo têm de ter políticas que estimulem as economias.

O presidente da OMT sublinhou também que outro factor que contribuiu para a crise no sector está relacionada com a Gripe A (H1N1).

Apesar de defender que as comunidades internacionais "estavam bem preparadas para lidar com esta crise", Rifai lembrou que a pandemia ainda "não terminou".

Taleb Rifai anunciou hoje que a OMT está a planear uma reunião para Fevereiro de 2010 com todos os ministros de turismo dos G20.

Rifai defende que a indústria do Turismo tem de ter mais peso no mundo: "Se quando há um problema com a indústria automóvel ou dos seguros o mundo entra em pânico, o mesmo tem de acontecer com a indústria do Turismo", argumentou.

O 35º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Agências de Viagens termina no próximo sábado, com a presença do ministro da Economia, Vieira da Silva, às 19:00, na sessão de encerramento.