20.11.09

Rede Europeia Anti-Pobreza debate política de infância em Portugal

in Sol

Decorre hoje na Universidade do Minho o seminário Pobreza Infantil, promovido pela Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (REAPN), no âmbito da comemoração dos 20 anos da Convenção Sobre os Direitos das Crianças (Galeria de crianças de todo o mundo)

Na sociedade portuguesa verifica-se uma elevada taxa de pobreza infantil, de crianças maltratadas, negligenciadas e mal acolhidas nas escolas.

A situação é uma consequência de factores como o desemprego, os baixos níveis de escolarização dos pais, os baixos salários, o trabalho precário, a elevada taxa de mulheres trabalhadoras a tempo inteiro, e o aumento das famílias monoparentais.

No seminário, a Rede Europeia analisa esta realidade e apresenta os indicadores e a caracterização da situação de pobreza infantil, reflecte sobre os trajectos de vida de crianças nesta situação e debate as políticas sociais a definir.

O evento permite ainda a troca de experiências e a análise conjunta das medidas de intervenção dos agentes sociais para potenciar a diminuição da pobreza infantil e melhorar as condições de vida das crianças.

O seminário inscreve-se dentro das actividades do Grupo de Trabalho da REAPN sobre ‘Pobreza Infantil’, que congrega representantes de instituições públicas e privadas de âmbito nacional e personalidades em nome individual do domínio académico.

SOL com agências