23.11.09

Igreja mais próxima dos Ciganos

in Agência Ecclesia

A Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos (ONPC) promoveu este fim-de-semana o seu 36º Encontro Nacional, reunindo cerca de 75 participantes de várias dioceses. Nas conclusões dos trabalhos, foi lançado o apelo para que esta área da Pastoral seja “voz e presença da Igreja junto dos ciganos”.

“A cultura cigana enriquece a própria Igreja e deveria ter uma expressão na Liturgia”, refere o documento final, enviado à Agência ECCLESIA.

Neste é referido que é “necessário ultrapassar a pobreza da resposta pastoral que as Dioceses dão à população cigana, envolvendo mais os leigos, que devem ter um papel significativo e activo nesta área da pastoral”.

A Igreja, acrescenta-se, deve fomentar o Diaconado Permanente “dentro da Comunidade Cigana como forma de criar agentes de evangelização inseridos no meio, que sejam aceites pela comunidade”.

Deste Encontro Nacional saiu ainda o pedido de “responsabilização dos ciganos pela solução dos problemas que os afectam”.

A iniciativa teve por objectivo analisar os principais problemas que as populações ciganas enfrentam actualmente e a respectiva resposta pastoral em Portugal e em Espanha, com vista a definir linhas pastorais que sejam adequadas à realidade cigana actual.

Participou no Encontro o Padre António Jesus Heredia Cortez, cigano, Director Nacional da Pastoral dos Ciganos em Espanha, que expôs as linhas e actividades da Pastoral dos Ciganos no seu país.

Maria Helena Torres, responsável do Gabinete de Apoio às Comunidades Ciganas (GACI), do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Inter-Cultural (ACIDI), expôs aos participantes o Projecto de Mediadores Municipais promovido por esta entidade do governo.

A ONPC apresentou o projecto do Fórum Ibérico sobre a Etnia Cigana, ideia de um cigano, que conta com o apoio da ONPC e que se realizará em 8 e 9 de Abril de 2010, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian.

O próximo Encontro Nacional realizar-se-á de 19 a 21 de Novembro de 2010, em Beja.