14.10.10

ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO Idosos da comunidade aprendem sobre direitos sociais

Sónia Bettencourt, in A União

Os direitos sociais da chamada Terceira Idade é tema de uma acção de sensibilização destinada a todos os idosos da comunidade e demais interessados nessa matéria.
Trata-se de uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, que decorrerá no dia 22 de Outubro, pelas 14h00, no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social.

Tem por título “Velhice – Que respostas sociais? Reforma – Que direitos?” e trata-se de uma acção de sensibilização destinada a todos os idosos da comunidade, que a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH) leva a efeito no próximo dia 22 de Outubro, no auditório da instituição, a partir das 14h00.

Em declarações à “a União”, a responsável pela iniciativa, Miriam Reis, revela que o principal objectivo informar a população idosa acerca de respostas sociais directamente relacionadas com Lares, Centros de Dia, Centros de Convívio, Serviços de Apoio Domiciliário existentes na ilha Terceira, bem como dos benefícios e prestações pecuniárias ligadas a pensões, complementos, e benefícios adicionais de saúde disponíveis para este grupo etário.

“Muitos idosos não têm acesso à informação, não sabem onde se devem dirigir para adquirir determinadas respostas sociais, pois vivem sós, sendo que a larga maioria, por exemplo, parece desconhecer a existência de um Centro de Convívio na sua área de residência”, explica a assistente social da SCMAH, salientando a importância de a popularmente chamada Terceira Idade marcar presença neste género de valência. “Devem aceder a essa resposta como forma de apaziguar a solidão e manterem-se activo”, considera.

Para Miriam Reis, o interesse desta acção de sensibilização estende-se não só a idosos mas também às suas famílias, sublinhando por isso os assuntos que serão abordados à volta do tema sobre o funcionamento, os serviços prestados e critérios de admissão dos Lares.

“Esta acção pretende também informar as famílias que têm idosos ao seu cuidado e necessitam de os integrar numa resposta social adequada consoante o seu grau de dependência”, reforça.

Todos os interessados em participar nesta acção de sensibilização devem confirmar a sua presença através dos seguintes contactos de telefone: 295 204840/91 93 65383, até ao próximo dia 20 do corrente mês.

Recorde-se que esta iniciativa faz parte de um conjunto de várias acções de sensibilização integradas no Plano de Actividades 2010 da SCMAH.

Temas como “A Higiene oral na Terceira Idade,”, “Pensão Social, Que direitos?”, “Alzheimer e Parkinson”, bem como o projecto “Não me Esqueças” figuram na secção Apoio ao Idoso, que subdivide-se em Lar de Idosos (Serviço de Coordenação do Lar de Idosos; 2º Piso; 3º Piso 13; Instalações Antigas do Lar); Enfermaria e Centro Geriátrico; Sala de Convívio; Residencial da Sé; Apoio Domiciliário; e Serviço de Voluntariado.

O mesmo documento indica ainda a realização de um projecto de Fotografia que visa proporcionar aos Idosos a experiência de fotografar e ser fotografado no dia-a-dia, com a finalidade de decorar o piso com a exposição de fotos a “preto e branco” em paredes coloridas.

Respostas sociais em programa

Os trabalhos da acção de sensibilização “Velhice – Que respostas sociais? Reforma – Que direitos?”, terão início com a mensagem do Provedor da SCMAH, António Marcos, que deverá marcar a sessão de abertura, no dia 22 de Outubro, pelas 14h00.
Seguir-se-á uma abordagem ao tema “Velhice – Que Respostas Sociais?”, a começar pelas 14h15, a partir da apresentação de “Respostas sociais para idosos existentes na ilha Terceira”, por Sónia Gouveia (DASAH -CRAII).

Mais tarde, pelas 14h45, Mirian Reis (SCMAH) irá apresentar “Respostas sociais para idosos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo”, com base no Serviço de Apoio Domiciliário da SCMAH e Lar Residencial da Sé.

Enquanto o tema “Lar de Idosos da SCMAH e Apartamentos de São Carlos” contará com a palavra de Ana Macedo Pereira (SCMAH), a “Reforma – Que Direitos?”, nomeadamente sobre as “Prestações pecuniárias existentes para idosos” ficará a cargo de Alda Aguiar (Centro Coordenador de Prestações Diferidas - IGRSS)

O debate está previsto para as 15h45.