26.10.10

Juros da dívida pública a descer em Portugal e na Europa

Alexandra Figueira, in Jornal de Notícias

Os juros exigidos pelos investidores para compra de títulos de dívida do Estado português estavam ontem, segunda-feira, a descer, não só em Portugal como na generalidade da Europa.

Amanhã de manhã, contudo, será feito novo teste à forma como os mercados encaram as negociações entre o Governo e o PSD, para a viabilização do Orçamento de Estado: está programada nova emissão de obrigações do tesouro, com valor entre os 750 e 1250 milhões de euros.

Enquanto isso, o dia de ontem conheceu algum alívio na taxa de juro. Ao início da noite, ainda estava nos 5,74% a que cotou durante a tarde - ligeiramente menos do que na sexta-feira passada (5,9%), mas ainda muito longe dos juros exigidos à Alemanha, país com o menor risco de incumprimento da Europa (quanto menor o risco, menor é o juro exigido por quem investe dinheiro).

Ontem, Portugal tinha de pagar mais 3,19% em juros do que a Alemanha, enquanto a Espanha só pagava mais 1,52%; à Grécia eram cobrados mais 6,89%, mas este país tem beneficiado de empréstimos a taxa mais baixa, quer da União Europeia, quer do FMI.