22.10.10

Mais viagens de metro para evitar portagens

in Jornal de Notícias

A afluência de passageiros à linha Porto/Póvoa de Varzim do Metro do Porto, paralela à A28, cresceu cinco por cento na última semana, desde o início da cobrança de portagens nas SCUT, disse fonte da empresa.

Na linha Porto/Maia, perpendicular à A41, o crescimento foi de três por cento relativamente à semana anterior à cobrança de portagens, não se tendo registado diferenças significativas nas restantes linhas.

A fonte sublinhou, contudo, que "o período de comparação é muito curto, pelo que estes números indicam um crescimento que está longe de se poder considerar sustentado".

"Quem faz estas viagens com regularidade, opta pela assinatura mensal. A haver uma tendência de crescimento, vai sentir-se mais no início de Novembro, com as assinaturas mensais", afirmou.

A fonte referiu que, em termos gerais, a utilização do Metro do Porto "continua a crescer em toda a rede", registando a empresa "mais de 200 mil clientes/validações por dia".

Contactada também hoje, sexta-feira,pela Lusa, fonte da CP disse que "é muito cedo" para se poder verificar algum aumento do número de passageiros, nomeadamente nos comboios suburbanos entre o Porto e Aveiro, em consequência do início da cobrança de portagens nas antigas SCUT.

Esta fonte estimou que "só dentro de um ou dois meses" será possível confirmar algum eventual crescimento da utilização do comboio em alternativa às estradas que agora são pagas.