28.10.10

Escolas de Entre Douro e Vouga criam frases e desenhos para ilustrar agenda

in Regional online

As escolas e os centros de formação profissional dos cinco municípios da região de Entre Douro e Vouga foram convidados a participar na ilustração de uma agenda para 2011, com frases e desenhos alusivos ao Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

O concurso EDV (Cri)Activo – Expressão Escrita e Expressão Plástica é uma iniciativa promovida pela Associação de Municípios de Terras de Santa Maria, em parceria com os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra, e com a Rede Europeia Anti-Pobreza.

Este projecto resulta de uma candidatura conjunta ao Programa Nacional do Ano Europeu ao Combate à Pobreza e à Exclusão Social (2010) e tem como objectivos, entre outros: promover a coesão através da sensibilização do público quanto aos benefícios de uma sociedade mais justa e solidária; fomentar uma sociedade que promova e sustente a qualidade de vida, incluindo o bem-estar social, particularmente dos mais vulneráveis, e a igualdade de oportunidades para todos; e sensibilizar e envolver todos os cidadãos no combate à pobreza e exclusão social.

O concurso é dirigido aos alunos do 1º Ciclo (3º e 4º anos) e 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, bem como a escolas secundárias e centros de formação profissional dos cinco municípios.

Todos os trabalhos a desenvolver terão de respeitar a temática da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, com enfoque em temas como a pobreza infantil, o mercado de trabalho inclusivo, a educação e a formação, a dimensão de género, o acesso a serviços básicos, a superação da discriminação, a promoção da integração dos imigrantes e das minorias étnicas, as necessidades de pessoas com deficiência, entre outros.

Os trabalhos serão apresentados nas modalidades de ilustração e expressão escrita deverão, até 5 de Novembro, na Associação de Municípios Terras de Santa Maria. Todos os trabalhos a concurso vão integrar uma exposição itinerante, que vai percorrer os cinco municípios do EDV. Os autores dos trabalhos vencedores receberão um prémio de participação.