18.10.10

Angela Merkel polémica: integração dos imigrantes «falhou»

in IOL Diário
A Alemanha tem milhões de imigrantes. Muçulmanos representam 5 por cento da população


Depois da polémica com o repatriamento de ciganos em França, é agora a vez da Alemanha.

A chanceler Angela Merkel exigiu, no sábado, que os imigrantes aceitem os valores da Alemanha. «O multiculturalismo, o vivermos lado a lado e sermos felizes uns com os outros, falhou. Falhou, em absoluto».

Segundo Merkel, os imigrantes devem-se integrar e adoptar a cultura e os valores alemães: «sentimo-nos ligados a valores cristãos. Quem não aceitar isto, não tem lugar aqui», escreve a «Associated Press». Ora, há mais de 5 milhões de muçulmanos na Alemanha.

Ainda este fim-de-semana foi divulgado um estudo da Fundação Friedrich Ebert , que a Lusa noticia, que conclui que cerca de 58 por cento dos alemães são a favor da limitação da liberdade religiosa dos muçulmanos na Alemanha.

Outra investigação, citada pela «Associated Press», refere que mais de 50 por cento dos alemães toleram mal os muçulmanos que representam cerca de cinco por cento da população.

Merkel parece ir de encontro a este sentimento: «Nós somos um país que no início dos anos 60 chamou trabalhadores do estrangeiro para virem para a Alemanha e agora eles vivem aqui connosco. Durante um tempo, mentimos a nós próprios, dizíamos que eles não iam ficar, que um dia iam partir».